Contato com o comune

davide-baraldi-BKFflYZYjoA-unsplash
Foto: Davide Baraldi / Unsplash

Se você se encontra em alguma situação similar à que se encontrava meu marido, ou seja, não tem a certidão de nascimento do antepassado e crê que ele possa ter sido registrado na Itália, e se você sabe qual a cidade de origem desse ramo da família, enviar um e-mail ao comune é uma opção.

Cada comune (cidade) possui um Ufficio di Stato Civile, ligado à Prefeitura local. Trata-se de um órgão equivalente aos nossos cartórios de registro civil. Lá estão armazenados todos os registros civis daquela cidade, desde que os registros civis passaram a ser realizados (até parte do século XIX, os registros eclesiásticos equivaliam aos civis; porém, desde a unificação italiana e a separação entre Estado e Igreja, o registro civil não pode mais ser substituído por documento da igreja local, ou seja, pelo registro de batismo ou casamento religioso).

Para enviar o e-mail ao comune, procure na internet o endereço do Ufficio do comune de interesse. Escreva sua mensagem em italiano (se não conhecer o idioma, tente tradutores online), e de forma sucinta solicite o envio da certidão de registro do nascimento da pessoa (indicar o nome do pesquisado, a filiação e a data de nascimento – ou período aproximado, caso não a tenha), indique também seus dados e seu endereço.

Até pouco tempo atrás, os funcionários dos Uffici respondiam rapidamente os e-mails e cartas que chegavam; no entanto, alguns brasileiros inovaram e criaram uma espécie de “spam genealógico”, disparando e-mails para Uffici de diversos comune aleatórios, na tentativa de encontrar aquele que continha o registro do antepassado: ou seja, atarefou os uffici de muitos comuni. Como resultado, tornou-se um pouco rara a boa vontade inicial – e não sem razão. Assim, caso precise recorrer ao contato com o Ufficio, certifique-se de que é aquele que abriga o registro de seu antepassado e destaque as informações das quais precisará o pesquisador (nome, filiação, data ou período do nascimento).

Vale lembrar que os pesquisadores são funcionários públicos com seus próprios afazeres e que, embora tenham por dever a tarefa de pesquisar e remeter, de forma gratuita e por correios, a certidão do registro, caso a encontrem, essa pesquisa deve ser solicitada com parcimônia e cortesia. Em resumo: bom dia, por favor e obrigado são elementos imprescindíveis em sua mensagem!

Sim, a emissão de certidões é gratuita na Itália, assim, caso encontrem algum informação, é possível que enviem o documento digitalizado por e-mail ou via correios – neste caso, poderá levar um mês ou mais para o recebimento em sua residência.

Outra possibilidade é enviar seu pedido via Correios. Pode não ser tão prático e barato quanto enviar um e-mail, mas pode ser que traga melhores resultados.

Para os antepassados de meu marido, enviamos e-mails e cartas para o Ufficio e para a igreja local, com resultados positivos! Em breve farei um post sobre isso.

Ciao!

 

Um comentário em “Contato com o comune

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s