Identificando abreviaturas de nomes e sobrenomes em assentos paroquiais

Durante muitos séculos, a escrita era realizada em pergaminho, velino ou papel de trapo, todos obtidos por complexos e demorados meios de produção que encareciam o produto final. Por isso, a depender do tipo de registro, a escrita nestes suportes era realizada da forma mais abreviada possível, para economizar tinta, tempo e espaço.

Por estas razões, não raro, quando estamos pesquisando registros paroquias anteriores ao século XX e vamos retrocedendo para os séculos anteriores, começamos a nos deparar com textos cada vez mais abreviados. Quem já está treinado na leitura deste tipo de documento, ou tem conhecimentos paleográficos, não terá dificuldades em identificar o que está escrito, mas pessoas que estão entrando em contato com este tipo de registro pela primeira vez podem apresentar alguma dificuldade.

As abreviações podem ocorrer de tal modo que um assento de batismo pode conter 2 ou 3 linhas somente, mas como esta é matéria volumosa e complexa, hoje vou apresentar apenas alguns modelos de abreviações de nomes e sobrenomes de origem portuguesa (ou seja, caso esteja pesquisando registros em Portugal ou Brasil), que são as informações que primeiro buscamos em um assento e nos ajudam a descartá-lo ou não:

Verde Claro Grade Minimalista Clips de Papel Geral Memorando (1)

Bom proveito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s