Itália: organização do território

 

tatiana-rodriguez-0vjvsPijSsA-unsplash
Imagem: Tatiana Rodriguez / Unsplash

Já que parte do tema deste blog é sobre reconhecimento da cidadania italiana, e, como já dito algumas vezes aqui, são fundamentais, para uma boa experiência no processo e no efetivo gozo da cidadania, o domínio do idioma italiano e um bom conhecimento acera da cultura italiana.

Vamos dedicar alguns posts para falar minimamente de cada região da Itália, começando pelo norte e indo em direção ao sul.

Atualmente a Itália encontra-se dividida em 20 regiões, 107 províncias e cerca de 8.000 municípios, os famosos Comuni.

O território italiano está localizado no sul do continente europeu, abrangendo, além da península itálica, algumas ilhas – entre elas Sicília e Sardenha. Seu território faz fronteira com França, Áustria, Eslovênia, Suíça, San Marino e Vaticano. Normalmente pensa-se que o Vaticano é o único país “dentro” da Itália (enclave), mas San Marino também é um país completamente envolto pela Itália. E é tido como o Estado nacional mais antigo do mundo.

O idioma italiano é o falado pela maior parte da população, mas há minorias falando francês, esloveno, ladino, alemão e dialetos locais.

Uma pequena curiosidade é que há 14 vulcões na Itália, três deles ainda ativos: Etna, Vesúvio (esses dois mais famosos) e Stromboli.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s