Regiões da Itália: Piemonte

konstantin-kleine-V1NVvXmO_dk-unsplash
Imagem: Alpes piemonteses (Konstantin Kleine, Unsplash)

Localizada ao norte da Itália, a região de Piemonte, fronteiriça com a Suíça, se desenvolve nos contrafortes do grande arco alpino que engloba os Alpes Matítimo, Graiano, Penino e parte dos Alpes Lepontino. Essa região também abrange as áreas montanhosas de Langhe e Monferrato.

Curiosamente, o maior rio italiano tem no nome apenas duas letras: o Pó nasce na região de Piemonte, onde tem muitos afluentes. Com uma extensão de pouco mais de 650 km, sua importância para a Itália é tanta que se submete à gestão da AIPO (Agenzia Interregionale per il fiume Po), uma agência inter-regional.

A capital dessa região é a famosa Turim, onde são encontrados vestígios interessantes da era romana. E é nesse Comune que se encontra o Santo Sudário, o lençol de linho que teria envolvido o corpo de Cristo e absorvido sua imagem com as marcas da crucificação. Para os amantes de vinho, na cidade há colinas repletas de vinhedos.

No geral, a região abrange importantes museus que abrigam obras de pintores renascentistas locais e preservam a história e tradições artísticas do local; além disso, há literalmente centenas de castelos medievais, inclusive residências da Dinastia dos Savoia –  para quem não conhece a história, recomendo uma pesquisa.

No mais, abundam igrejas, abadias, conventos e abrigos de eremitas  – a Sacra di San Michele, por exemplo, inspirou o intelectual italiano Umberto Eco a escrever o célebre “Il nome della rosa”, cuja adaptação para o cinema, em 1986, é bem conhecida, estrelando Sean Connery e Christian Slater (recentemente foi lançada uma série sobre o mesmo livro, disponível no straming da STARZ Play).

Um comentário em “Regiões da Itália: Piemonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s