Regiões da Itália: Vale d’Aosta

mat-reding-HKtJDd2Bdxs-unsplash
Imagem: Chiesa di Santo Stefano. Mat Reding / Unsplash

Localizada bem ao norte do território italiano, é praticamente uma região vertical, por conta das grandes montanhas que também têm a função de delimitar a fronteira com a França. Uma dessas montanhas é o Monte Branco (ou Monte Bianco, cuja altura varia de ano para ano), a montanha mais alta da Europa – havendo certa polêmica envolvendo seu cume, se pertenceria à França ou à Itália.

A exemplo de Piemonte, há grande concentração de monumentos naturais e artísticos.

Sua capital e única província é Aosta (nome latino: Augusta Pretoria), riquíssima em história. Nela são ainda encontrados o Arco de Augusto (de 25 a.C.) e também vestígios do Teatro Romano.

Já na Idade Média, por estar estrategicamente localizada, a cidade de Aosta tinha contatos comerciais com territórios onde hoje estão a França e a Suíça. Isso trouxe prosperidade à região, o que geralmente se traduz em ruínas arqueológicas como teatros e arcos (como mencionado acima), mas também em belas catedrais e igrejas, bem como de opulentos castelos (no caso de Aosta, temos a Catedral, a Colegiada de Santo Orso – Collegiata di Sant’Orso –, o Castelo de Fenis – Castello di Fénis – e o Castelo de Issogne).

Quanto ao patrimônio natural, além do Monte Branco, já mencionado, temos o Monte Rosa (por vezes, suas geleiras ganham essa coloração) e também o Grande Paradiso, uma montanha localizada no centro do imenso Parque Nacional (de 200.000 hectares), que abriga também uma belíssima fauna.

Para quem quiser se arriscar divertir, há famosas estações de esqui (Breuil-Cervinia e Courmayer) e seus centros de veraneio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s