18 de junho: dia da imigração japonesa

plqml-felipe-pelaquim-HjQagxUtq8Q-unsplash
Imagem: Felipe Pelaquim / Unsplash

Hoje, dia 18 de junho, é comemorado o Dia da Imigração Japonesa. A data marca a chegada do primeiro navio com imigrantes do Japão ao Brasil, que aportou em Santos em 18 de junho de 1908, no contexto do período conhecido como Grande Imigração (1880-1910), no qual desembarcaram aproximadamente 2,8 milhões de imigrantes nos portos de São Paulo e Rio de Janeiro para o trabalho nas lavouras de café pelo interior.

O navio japonês, chamado Kasato Maru, trouxe 781 trabalhadores (ou 165 famílias), que após uma viagem de 52 dias de navio, viagem de trem a São Paulo, e estadia de em média 6 dias na Hospedaria dos Imigrantes, foram destinados ao trabalho nas lavouras no interior de São Paulo e Paraná, estados que hoje possuem a maior população nipo-brasileira.

Apesar as aulas de português recebidas no navio, os japoneses tiveram grandes dificuldades de adaptação, tanto no que se refere ao idioma quanto à alimentação e cultura, bem como com o preconceito que havia no Brasil com as “raças amarelas”. Apesar das adversidades, conseguiram prosperar e comprar terras. As mais conhecidas colônias japonesas estão nas cidades de Atibaia, Registro, Lins e Suzano, além do bairro da Liberdade, na capital, conhecido pelo mobiliário urbano diferenciado, a gastronomia e os inúmeros estabelecimentos e eventos relacionados à cultura japonesa.

O Brasil é o país com a maior colônia nipo-brasileira, estimando-se que hoje haja algo próximo de 2 milhões de descendentes de japoneses.

Se você tiver antepassados japoneses, é possível pesquisar as listas de bordo e de matrícula na Hospedaria dos Imigrantes no próprio site do Museu da Imigração. Para acessar a lista de passageiros do Kasato Maru, disponibilizada pelo site do Museu, clique aqui.

Para saber mais sobre a imigração japonesa ao Brasil, acesse a página do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil  ou da Imigração Japonesa. Para conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa em São Paulo, veja a página  da Japan House.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s