Photo Enhancer, a nova ferramenta do My Heritage para fotos antigas

No mês de junho, o site My Heritage lançou em seu site mais uma ferramenta voltada para a melhoria de fotos de família. No início do ano eles já haviam lançado a ferramenta In Color, para colorização automática de fotos em preto e branco ou sépia.

A proposta da nova ferramenta, a Photo Enhancer, é fazer com que rostos embaçados ou granulados em fotos antigas fiquem mais nítidos. Mas ele não melhora somente os rostos, faz a mágica na foto inteira. Ele promete deixar nítidos os rostos em fotos com várias pessoas, inclusive aquelas com baixa qualidade ou baixa resolução. Segundo o próprio site, por ser um procedimentos realizado por logaritmos, pode acontecer de surgir resultados imprecisos ou distorcidos.

Para quem possui conta gratuita no My Heritage, é permitido melhorar apenas 10 fotos, enquanto os assinantes do plano Premium possuem o recurso de forma ilimitada, assim como ocorre com o In Color.

O procedimento é bem simples: ao logar em sua conta, clique em “árvore” e depois “realce fotos”. Você irá entrar nesta página:

photo enhance

Clique em “carregar foto”, ou abra a galeria de imagens já carregadas no site, selecione uma imagem e clique em “colorir” ou “melhorar”. Em poucos segundos o resultado estará disponível. É possível fazer o download da imagem ou compartilhar em redes sociais.

As imagens de divulgação do My Heritage mostram resultados surpreendentes, que podem ser consultados em seu blog. Abaixo, a reprodução de alguns testes que fiz com a ferramenta em fotos familiares, sem qualquer retoque prévio, para uma visualização real do que ela proporciona.

No primeiro teste, utilizei uma foto bem maltratada da minha avó. A foto da esquerda é a original, a do meio somente com a ferramenta In Color, e a da direita com a ferramenta In Color e Photo Enhance. Perceba que a colorização não foi tão eficiente, ficou tudo alaranjado. A última foto ficou mais nítida e com cores melhores, mas as rasuras próximas ao rosto atrapalharam o resultado.

3
Imagem: acervo pessoal

Aqui um novo teste, com uma foto de rosto do Dante Causa, sem muitos detalhes. O resultado somente do In Color não foi tão satisfatório enquanto o resultado das duas ferramentas em conjunto, que ficou excelente, deixando uma cor mais natural e o rosto bem nítido.

2
Imagem: acervo pessoal

Fiz diversos outros testes com outras imagens (impossível postar todos aqui), e a conclusão a que cheguei é que, para ter resultados similares, é preciso que as imagens sejam digitalizadas em alta qualidade, utilizando ferramentas adequadas. Para aquelas fotos antigas que a gente transforma em digitais tirando foto de qualquer jeito pelo próprio celular, o resultado pode não ficar tão bom. Talvez seja interessante fazer alguns ajustes ou retoques na foto em programas de edição de imagem antes de usar a ferramenta – como aumento de brilho ou contraste, remover as rasuras – para que o resultado seja mais satisfatório.

Apesar  de nem sempre entregar resultados fantásticos, considero a ferramenta um ótimo recurso, que poderá nos ajudar a transformar nossos álbuns de fotos e árvores genealógicas. Se não tiver assinatura paga no My Heritage, selecione com cuidado as 10 fotos que irá melhorar, para não “desperdiçar” suas chances com fotos impossíveis de melhoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s