Regiões da Itália: Vêneto

venezia
Imagem: Veneza (Ludovico Lovisetto , Unsplash)

Quando ouvimos falar no Vêneto logo Veneza vem à nossa mente, com todas as suas belezas e gôndolas. Mas há mais do que isso na região, e suas belezas naturais não se restringem ao mar. Vale destacar, também, que a maior parte dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil, no final do século XIX e início do XX, eram oriundos do Vêneto, então, se algum antepassado seu veio desta região, já é um grande atrativo.

Nas montanhas vênetas pode-se vislumbrar cenários muito próprios da região, como, por exemplo, as Dolomitas vistas em Cortina d’Ampezzo, na província de Belluno. Há um especial interesse naturalístico na província de Rovigo, assim como em toda área do delta do Pó.

Padova, por sua vez, é conhecida pela bela Basílica de Santo Antonio. Mas lá também há outros destinos turísticos, como as Vilas Paladianas, que têm esse nome em homenagem ao seu arquiteto, o famoso Andrea Palladio, que as projetou no século XVI (havendo interesse, vale a pena pesquisar a Villa Rotonda, também conhecida por Villa Cabra, além de outros nomes).

A literatura também rende homenagens à região, pois a história de Romeu e Julieta se passa em Verona, onde se pode assistir a uma ópera na Arena durante os meses do verão italiano.

Veneza, é claro, é a capital e o ponto alto da região. Alguns de seus pontos altos são a Ponte dos Suspiros (que tem esse nome por razões nada românticas: a ponte liga dois edifícios, um deles o primeiro no mundo a ser uma prisão, e, quando os prisioneiros a atravessavam, suspiravam ao dar uma última olhada no mundo externo), a Praça São Marcos, a Ponte de Rialto, o Grande Canal e suas gôndolas, seus palácios, sua arquitetura ou mesmo suas ruelas e labirintos de canais e estradas. Grandes eventos são realizados da cidade: Festival Internacional de Cinema, Bienal de Arte e carnaval de máscaras.

Quanto à geografia, a região inclui a parte leste do Vale do Pó e reúne dois aspectos de grandes belezas naturais: a zona de lagoas e os picos das Dolomitas de Cadore.

Um comentário em “Regiões da Itália: Vêneto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s