Regiões da Itália: Friuli-Venezia Giulia

Trata-se de uma planície que vai até o ponto mais ao norte do Mar Adriático. Essa região faz fronteira com a Áustria, ao norte, com a Eslovênia, ao leste, com o Vêneto a oeste, e é banhada pelo Mar Adriático ao sul. O território compreende uma área “pré-alpina” dos Alpes Carnicos, e divide-se em quatro províncias: Udine, Pordenone, Gorizia e Trieste, sendo a primeira e a última a origem de muitos imigrantes que vieram para o Brasil.

Sua capital é Trieste, que, a exemplos de outros locais referidos em outro post, é regida por um estatuto especial (statuto speciale).

miramare
Imagem: Castelo de Miramare, em Trieste (Daniele Bucciarelli, Unsplash)

É difícil falar de qualquer região da Itália sem mencionar um pouco de arte. No caso de Friuli-Venezia Giulia, os romanos antigos legaram vestígios muito significativos, especialmente no centro arqueológico de Aquileia. Em Cividale del Friuli e em Grado, há resquícios da arquitetura dos antigos cristãos no estilo Bizantino.

Um pouquinho de história da região: no final do século XVIII, Ludovico Manin, o último Doge de Veneza, deixou a região. A Sereníssima República Veneziana se via ameaçada por Napoleão Bonaparte. De fato, houve a invasão e a região foi cedida ao Império Austríaco – em troca da Bélgica –, que dividiu os territórios em províncias. E, desde então, Veneza não é mais sua capital.

A região oferece turismo esportivo (esqui, montanhismo, escaladas) e cultural, com uma variedade de ruínas e edifícios antigos, sendo um dos destaques o Castelo de Miramare, em Trieste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s