Regiões da Itália: Ligúria

genova
Imagem: galatamuseodelmare.it 

Sua capital é Gênova, pátria do navegador Cristóvão Colombo, e local onde fica um dos mais importantes portos de todo o Mar Mediterrâneo, por onde saíram milhares de italianos rumo ao Brasil. O local tem relevância acentuada desde a Antiguidade e, na Idade Média, já era uma potência marítima. Sua rica história não se encontra apenas em museus: como é típico de toda Itália, os edifícios (igrejas e palácios, construções românicas e barrocas, por exemplo) são um elo com o passado muito bem integrado com as construções mais modernas.

Geograficamente, a região é conhecida pelas paisagens formadas por mares e montes, quase que de forma indissociável. Sua parte montanhosa inclui partes dos Alpes Marítimos e dos Apeninos Ligúrios. Como suas bases estão sob a água, não restam muitos espaços para planícies. A região é dividida em duas partes: Riviera di Ponente (localizada no oeste, compreendendo de Ventimiglia a Genova) e Riviera di Levante (localizada, claro, no leste, indo até La Spezia, onde fica a faixa conhecida como Le Cinque Terre).

Como é comum na Itália, a região abriga importantes museus e, em Genova, há, dentre outros lugares relevantes, o Palazzo Bianco e o Palazzo Rosso, a Galeria Nacional e o Museu de Arte Oriental – o comércio com o Médio Oriente foi importantíssimo para o enriquecimento de mercadores e da própria República de Genova ainda durante a Idade Média.

Por fim, como atração imperdível para os brasileiros descendentes de italianos imigrados, ainda em Gênova há o Galata Museo del Mare, que dentre outros temas marítimos, também aborda a imigração. Imperdível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s